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quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Trânsito

Anteontem eu quase presenciei um acidente... e do tipo que está se tornando cada vez mais comum, e que ha um tempo atrás, parecia quase impossível de acontecer.

Duas motos bateram de frente entre si, numa área residencial, e em horário de pouco movimento, mais especificamente, ás 21h!

Dois jovens em uma moto, e uma jovem numa motoneta. Nenhum deles respeitava uma velocidade adequada para o local, que não é sinalizado, portanto, deveriam reduzir a velocidade ao passar por aquele local.

Não o fizeram, e por isso, dessa vez, houve consequências.

Eu já estava pensando em escrever algo sobre trânsito, na verdade, sobre engenharia de trânsito!

Vi pessoalmente algumas heresias que estão se disseminando por aí, e quando digo por aí, não estou me restringindo a alguns lugares apenas, pois é um fato generalizado. A crescente colocação de semáforos de maneira exacerbada! E penso o seguinte: Se estão colocando estes semáfaoros, com a intenção de fazer os motoristas respeitar os cruzamentos mais perigosos, e de dar maior fluidez ao transito, sito dizer, mas está errado! Nunca será lógico que parar, vai fazer com que o trânsito flua mais, e muito menos se vc tem que ficar mais tempo parado do que o que seria necessário, para por exemplo contornar um cruzamento. Existe a alegação de diminuir os acidentes, ora, mas se existe visível preferênciade uma das vias em cruzamento, pra que existe a necessidade de se ter outro tipo de regulamentação?
Se um motorista não respeita a preferencia natural de uma via, só duas coisas podem ser concluidas: Ou ele não respeita esta e nenhuma outra sinalização, ou ele simplesmente não sabe desta ordem de preferencia. No que se pode concluir que mudar a sinalização não adiantará, e se o caso é o outro, deve se mudar é a formação dos condutores, que deveria ser mais rígida e abrangir mais situações, além de se estender até o período conhecido como de habilitação temporária!
Quanto a solução que isso traria...? com certeza diminuindo o número de motoristas e elevendo o nível destes, pode-se obter um transito mais respeitoso, fluido, e incentivando assim o uso de transportes alternativos, e quando menciono alternativos, não me refiro ás vans, estou me referindo a bicicletas, trajetos a pé, e mesmo transporte público, que comprovadamente é menos danoso, do que a mesma quantidade de passageiros em veículos individuais!
Agora, se aqueles jovens tivessem passdo por exames mais difíceis e sofressem uma fiscalização mais rígida, com certeza teriam reduzido, ou até parado antes daquele cruzamento e de outros, o que evitaria este, e outros tantos acidentes! Serão as vendas da indústria tão importantes assim, têm realmente de vender a "facilidade" a qualquer custo?

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